Procura por serviços online do governo cresceu durante pandemia da COVID-19

Diante a pandemia da COVID-19 inúmeros brasileiros começaram a recorrer e procurar cada vez mais serviços que atendessem de forma remota para que assim facilitassem o desenrolar das coisas e principalmente evitasse a necessidade de sair de casa. Serviços de compras, mercado, pagamento de contas e entre outros foram e são extremamente utilizados devido ao isolamento social.

Diante da necessidade de se manter dentro de casa e de opções que proporcione isso, mas que atendam a necessidade da população muitos serviços começaram a se adequar e se moldar a realidade vivida. Com isso programas do governo começaram a se adequar e a oferecerem seus serviços de forma online simplificando e muito a vida dos brasileiros.

Auxílios financeiros, pagamento do FGTS, transferências e entre outros serviços começaram a apresentar soluções online para que as pessoas resolvam tudo sem sair de casa, mantendo a sua segurança e de outras pessoas e tudo ainda podendo ser resolvido na palma da mão.

Alguns dos principais serviços lançados pelo governo que atendiam a população de forma totalmente online foram:

Auxílio emergencial

O auxílio emergencial foi um benefício concedido pelo governo federal para ajudar algumas pessoas durante o período da pandemia da COVID-19 auxiliando financeiramente milhares de famílias. Todo o programa funcionou de forma online, desde o cadastro ate o recebimento. Algumas ações eram possíveis serem feitas até pelo próprio aplicativo do auxílio, como compras em mercados e transferências do dinheiro.

Esse serviço sendo feito de forma online fez com que um maior número de pessoas fosse atendido e simplificou todo o processo, fazendo com que a necessidade de ir ao banco resolver isso fosse só em casos extremos.

Pagamento do FGTS

O pagamento do FGTS também foi simplificado e todo o processo foi possível ser feito através do aplicativo Caixa Tem, diminuindo assim o número de trabalhadores nas agências bancárias e todo o processo ser feito de maneira mais rápida e simplificada dentro de suas casas a qualquer horário.

PIX

O Pix é um sistema de pagamentos instantâneos que foi aprovado pelo Banco Central. A plataforma se diferencia dos demais serviços de transações tradicionais, pois as transações são feitas na hora e funciona 24 horas por dia, 7 dias na semana, incluindo feriados.

Esses e outros programas criados para simplificar a vida dos brasileiros durante a pandemia vem mostrando grande sucesso e programas com serviços específicos que muitas vezes requer muita burocracia são facilitados na forma online, como é o caso do programa para declarar imposto de renda 2021. Assim, o auxílio das tecnologias e recursos online vem sendo de grande ajuda para todos principalmente diante da situação em que o mundo esta vivendo.