Cresce o custo de vida nas capitais de São Paulo e Rio de Janeiro

São Paulo e Rio de Janeiro a muito tempo vem se destacando como as capitais mais caras de se viver no Brasil, com São Paulo ocupando a posição entre as 30 primeiras mais caras do planeta. 

Em relação à comparação mundial a colocação de São Paulo se da devido ao aumento do dólar que faz com que em comparação a outros locais são Paulo apresente um custo de vida muito mais elevado com uma qualidade de vida inferior a locais mais baratos.

Além do valor da moradia, compra de casas ou apartamentos e aluguel, alimentação e contas de luz, água, energia e internet viver em São Paulo e no Rio de Janeiro é um desafio para muitas pessoas, principalmente para quem só recebe um salário-mínimo.

Viver em uma das cidades mais caras do mundo é um desafio e tanto, e para viver com uma boa qualidade de vida a renda mensal deve ser superior a 4 mil reais.

Moradores que possuem carros ainda são obrigados a realizarem o pagamento do IPVA SP em 2022, como em todos os anos, que esse valor varia a depender da localização e São Paulo e o Rio também apresentam um dos valores mais altos.

O IPVA 2022 consiste no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores que é pago pelos proprietários dos veículos.

Todos os anos esse imposto é cobrado aos motoristas que devem se organizar para o pagamento podendo ser dividido ou pago o valor todo. Além do IPVA também é cobrado o licenciamento do veículo e o DPVAT.

Esses locais também apresentam altos custos devido ao número de pessoas que passam por lá. São importantes pontos turísticos para quem vem de fora, com São Paulo sendo considerado o centro da economia no Brasil e o Rio com seus pontos turísticos que chamam a atenção em diversos locais do mundo.

Devido a esses fatores o custo de algumas coisas aumentam consideravelmente e faz com que essas capitais tenham toda a fama que tem de serem as capitais mais caras do Brasil.

Infelizmente esse custo de vida alto não é acompanhado de uma qualidade de vida boa, já que para viver bem nesses locais as pessoas devem ter uma renda considerável ou procurar outras opções para complementarem sua renda no final do mês.

Devido a isso os moradores dessas capitais enfrentam grandes custos em suas cidades e sempre se surpreendem quando ficam sabendo dos valores em outras localizações, já que um mesmo produto quando comparado tem valor muito menor ao pago por eles em São Paulo e no Rio.