Conheça o novo ministro da Educação, o professor Carlos Alberto Decotelli

Como mais uma das mudanças do Governo Bolsonaro, o novo ministro da educação é anunciado e muitos brasileiros passam então a conhecer o nome do professor Carlos Alberto Decotelli. Veja a notícia detalhada a seguir e entenda a situação atual:

Muitos eleitores da esquerda e até mesmo da direita foram pegos de surpresa com a recente notícia sobre o Governo Bolsonaro. Depois de convidar o professor Carlos Alberto Decotelli para uma conversa, o presidente anunciou através de suas mídias sociais que o professor seria o novo Ministro da Educação.

O Ministério da Educação vinha sofrendo ataques e questionamentos contínuos devido a sua pouca efetividade com os processos educacionais  e as recorrentes fraudes em licitações. A previsão de mudança seria evidente, mas o que realmente chocou o público foi o fato do professor sequer estar presente na lista de possíveis convidados do cargo.

Quais as responsabilidades do Ministro da Educação?

O Ministério da Educação é responsável por elaborar, executar e realizar a manutenção de processos educacionais de todos os níveis, assim como garantir a educação básica para todos.

Podemos citar como um dos exemplo do papel do Ministro da Educação, o funcionamento do SISU 2021um sistema que distribuiu vagas no ensino superior da rede pública através da pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio.

As medidas e previsões referentes a este sistema e ao Enem, por exemplo, precisam ser aprovadas pelo Ministro, que agora, passa a ser Carlos Decotelli.

Quem é Decotelli?

Mas afinal, quem é Carlos Alberto Decotelli? Tendo participado da elaboração de projetos para a mudança de Governo a favor de Bolsonaro, o professor Decotelli é bacharel em Ciência Econômicas formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A sua atuação como professor ocorreu na Escola de Guerra Naval. Além de atuar na área da educação, Carlos Decotelli, de 67 anos, também serviu como oficial da reserva da Marinha e presidiu o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Quais os maiores desafios?

A crise do coronavírus tem colocado a prova basicamente todo setor público e com a educação, isso não seria diferente. Assumindo o posto em um momento de pandemia, um dos maiores desafios de Decotelli é promover soluções e adaptações para o modelo educacional.

Devido ao isolamento social e a impossibilidade de aglomeração, as instituições de ensino precisam recorrer a mudanças funcionais e será papel do ministério da educação e do ministério da saúde promover medidas que solucionem esses problemas.