Após crise, região Sudeste do Brasil começa a se restabelecer economicamente

A pandemia do novo Coronavírus deixou marcas no Brasil e no mundo! Considerada uma das regiões mais afetadas por essa crise, a região Sudeste volta a crescer em temos econômicos, apesar de ainda estar com um avanço pequeno. 

Com a pandemia, diversos setores industriais e comerciais tiveram que fechar as portas, tendo um grande prejuízo. Aos poucos, as coisas foram voltando ao normal e a economia ganhando força novamente. 

De acordo com um balanço feito pelo Banco Central, a atividade econômica da região Sudeste subiu cerca de 4,3% no trimestre encerrado em agosto, ante o trimestre finalizado em maio, quando tinha recuado 6,8%. 

Segundo o BC, esse “aumento gradual da mobilidade social” permitiu a retomada da indústria e do comércio, mesmo que de forma gradual. Aos poucos, o setor de serviços também vem ganhando seu espaço novamente, tendo reflexos positivos sobre o mercado de trabalho. 

“Adicionalmente, a trajetória de dados mais tempestivos – como os de consumo de energia elétrica e vendas com cartão de débito – sugere que a economia continuou o processo de recuperação em setembro e outubro, embora com alguma acomodação na margem”, relatou o Banco Central. 

Em análises feitas no início do ano, quando a pandemia estava com números alarmantes de casos de Covid-19, principalmente nesta região, o Banco Central também havia feito um estudo para analisar o impacto que tudo isso iria causar na economia. 

O BC avaliou que após os efeitos da Covid-19, a economia do Sudeste poderia se beneficiar por conta da sua diversidade e das fortes participações das atividades financeiras. 

“Por outro lado, a economia do Sudeste, após forte impacto dos efeitos da Covid-19, pode se beneficiar de sua diversidade produtiva e das relevantes participações das atividades financeira e de informação e comunicação em sua retomada” acrescentou.

Mesmo crescendo consideravelmente, a economia de todo o Brasil depende da evolução dos “riscos remanescentes” relacionados ao controle da pandemia e da reação do mercado de trabalho. 

“Nesse cenário, o nível de incerteza permanece elevado quanto à sustentação do ritmo de atividade nos próximos trimestres”, conclui o Banco Central. 

Com uma visão de um futuro melhor, pós-pandemia, espera-se que novas oportunidades sejam oferecidas para todos os brasileiros. Novos concursos Sudeste 2021 estão sendo aguardados, principalmente na área da saúde e financeira, já que há diversos cargos em aberto nos órgãos públicos que precisam ser preenchidos. 

Para conferir as vagas disponíveis, os interessados podem acessar o site oficial do PCI Concursos 2021pois lá encontram diversas informações sobre os processos seletivos!